Palácio Nacional da Pena

O Palácio Nacional da Pena é como uma joia sagrada que coroa a Serra de Sintra. O parque envolvente, em sintonia com o caráter feérico do palácio, desperta emoções de mistério e de descoberta. Nos seus recantos, os olhares perdem-se de encanto.

Os tons coloridos do palácio, expoente máximo do Romantismo em Portugal e obra eterna de D. Fernando II, Rei-Artista, abrem portas à imaginação de todos os que ali chegam, e os infinitos matizes de verde que pintam o parque circundante constituem um cenário idílico, frequentemente sob o véu do característico nevoeiro da serra de Sintra. Como que saído de um conto de fadas, este lugar faz sonhar todas as gerações dos que por ali passam e que com ele se deslumbram.

Claustro Manuelino

O acesso dos visitantes aos interiores do Palácio da Pena faz-se pelo percurso reservado à Família Real até 1910, e que corresponde também à entrada dos monges para o mosteiro no período anterior a 1834. D. Fernando II remodelou esta entrada, criando uma escada dupla com lances paralelos, que conduzem ao pequeno claustro manuelino.

Apresenta galerias que se abrem para um pátio central quadrado através de arcos de volta inteira no piso inferior e de arcos de segmento no piso superior. As paredes envolventes do pátio encontram-se revestidas com diversos tipos de azulejos hispano-mouriscos de corda seca (socalcos que separam as superfícies de diversas cores) com motivos geométricos.

Porta Monumental

A Porta Monumental é um arco triunfal onde se podem observar elementos arquitetónicos portugueses do século XVI, o mesmo século da construção do mosteiro. 

Salão Nobre

O Salão Nobre é o maior compartimento do Palácio da Pena. Concebida como Sala do Bilhar, esta era a grande sala de convívio e lazer do palácio. Tanto a mesa do bilhar, retirada em 1940, como as mesas em frente aos sofás com alçado e espelho, conferiam à sala uma atmosfera de descontração. Sobre as prateleiras dos sofás pode ver a coleção de porcelana oriental - japonesa e chinesa - de D. Fernando.

Sala de Fumo

A Sala de Fumo do Palácio da Pena seguiu a moda comum do século XIX em residências revivalistas: utilizava-se aqui um estilo islâmico em referência aos cachimbos de água, tão típicos desta cultura.

Esta sala foi também utilizada como Sala de Música. 

Palácio Nacional da Pena
Estrada da Pena
2710-609 Sintra
GPS: 38°47'13.95"N 9°23'25.0"W
Tel.: 21 923 73 00 / 21 923 73 36
E-mail: info@parquesdesintra.pt /
comercial@parquesdesintra.pt

Site: www.parquesdesintra.p

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora